Como já dissemos no primeiro post, onde falávamos sobre Mercado de Trabalho X Oportunidades de Emprego, com as novas técnologias, novas profissões surgiram , e outras foram aniquiladas, ou seja, a sociedade está em constante mudança e isso faz com que os indivíduos, se adaptem à essas novas formas de pensar e agir.Há algum tempo atras o término do ensino médio, era considerado suficiente para a inserção do concluinte no mercado de trabalho. Hoje, se exige muito mais. Quanto maior o grau de ensino, mais valorizado o curriculum.
"A educação é um dos pilares fundamentais dos direitos humanos, da democracia, do desenvolvimento sustentável e da paz, e que portanto, deve ser acessível a todos no decorrer da vida. A promoção de medidas para assegurar a coordenação e cooperação dos diversos setores e dentro de cada um deles, e, em particular, a educação superior nas universidades, escolas universitárias e centros integrados, considerando que neste contexto a solução de problemas que surgem na atual sociedade, será determinada por uma amplitude de perspectivas para todos os interessados." (dísponivel em http://www.wepapers.com/Papers/40832/Import%C3%A2ncia_de_um_curso_superior_para_um_cidad%C3%A3o_na_sociedade_contempor%C3%A2nea - 06/07/2010)
O que podemos ressaltar, é que há, na sociedade atual, uma vasta área de cursos superiores, onde cada pessoa, escolhe o que é melhor para ela.
Para quem não tem condições de estudar todos os dias, em uma universidade particular, ou pública, são oferecidos cursos à distância, que na maioria das vezes, pelo menos em nosso munícipio, são de ótima qualidade, onde o profissional sai formado, em um periodo de mais ou menos três ou quatro anos, com aulas presenciais uma vez por semana, e duas provas por mês, uma com consulta, e outra sem consulta.
O sonho da grande maioria, é poder estudar em uma Universidade Federal, por vários motivos; o status, por ser gratuíta, e por oferecer também uma grande qualidade na educação.
E temos também as universidades particulares, que, na maioria das vezes, também são de ótima qualidade, a única diferença é que você paga por este serviço.
Oras, aí você se pergunta o que fazer para ingressar na universidade? É simples, e a resposta está na sua frente: ESTUDE! Com certeza, a maioria das pessoas que está em uma universidade hoje, é porque teve no mínimo muita força de vontade de aprender. Os vestibulares de hoje não estão fáceis, todos nós sabemos. Muita gente fez, a poucos dias o simulado online do ENEM, que não estava tão fácil assim. As provas de seleção dos novos universitários, querem que eles provem mesmo o que sabem. Os vestibulares de universidades públicas, são considerados mais complexos, e apresentam um grau de dificuldade maior do que os de universidades particulares, pois a procura é muito maior, por causa da sua gratuidade.
A cada dia que passa, novos cursos são inseridos no mercado, fazendo com que, as pessoas tenham cada vez mais oportunidades de ingressarem na universidade, e se qualificar, de acordo com o que desejam.
ENTREVISTAS:
Nome: Karen Dechering
Formação: Pedagogia - Centro Universitário Leonardo da Vincci - UNIASSELVI
Sendo você uma concluinte de um curso superior, pode nos dizer se as oportunidades no mercado de trabalho aumentaram após a conclusão?
Com certeza, mas não instantaneamente. Me formei no final de 2009 na área de pedagogia, e como essa exige sempre cursos atualizados e tempo de serviço, as oportunidades foram surgindo aos poucos; mas antes mesmo de concluir o curso já estava exercendo a minha profissão. O mercado de trabalho a cada dia que passa exige cada vez mais de você, então faz-se necessário estar aberto a essas demandas. Mesmo tendo concluído o curso, continuo sempre me aperfeiçoando, seja através de palestras ou até mesmo de pequenos cursos online, porque hoje está cada vez mais fácil estudar, você nem precisa sair de casa se quiser!
Enfim, independente do curso que você escolher é necessário dedicação e determinação, e ter certeza de uma coisa, no estudo nunca haverá um ponto final.
____________________________________________________________
Nome: Marli Terezinha Dechering
Formada e Pós-graduada em Pedagogia pela UDESC
De que forma o curso superior fez com que seu trabalho e suas capacidades fossem mais reconhecidos?
Primeiramente, estudei para ser um profissional reconhecido e não apenas para ter um diploma na mão. Ser um bom profissional só à prática não adianta, é preciso sabedoria e conhecimento. O profissional talentoso sempre se coloca em situação de aprendizado pois acredita que o conhecimento e a criatividade o tornará reconhecido e desta forma, fará a diferença dentro da função que atua.
É preciso mostrar muita competência e lealdade em tudo o que fizemos, ser pessoas comprometidas e capazes de inovar a cada dia.

7 de julho de 2010 às 17:26
PARABENS ALUNOS! REALMENTE O SONHO DE TODOS É PODER ESTUDAR EM UMA BOA UNIVERSIDADE, MAS NEM TODOS TEM ESSA SORTE. MESMO ASSIM TEMOS QUE APROVEITAR AS OPORTUNIDADES QUE NOS SÃO OFERECIDAS.O QUE NÃO PODE É FICAR PARADO. É PRECISO ESTAR ATUALIZADO E ESTAR APRENDENDO SEMPRE.
CONTINUEM COM ESSA FORÇA DE VONTADE. ACREDITAM EM SEU POTENCIAL.
7 de julho de 2010 às 18:07
Um curso técnica em muitos casos é muito importante sim ,mas nem se compara com um curso superior. Em alguns casos eles são extremamente necessários.
8 de julho de 2010 às 07:12
muito legal
8 de julho de 2010 às 07:15
Éh, o mercado de trabalho exige muita especificação e qualificação...
8 de julho de 2010 às 07:15
Bom bom!! Ótimo conteúdo espero que ganhe!
8 de julho de 2010 às 07:16
muito bom
10 de julho de 2010 às 20:08
Um curso superior com certeza aumenta a chance de tabalho , além do que conta com o conhecimento,pois sabemos que no mundo competitivo é necessário muito estudo e criatividade pra conseguir um bom emprego.