Curso técnico: emprego garantido


(1ª turma de técnicos em Eletromecânica de Vidal Ramos)

Tudo indica que as oportunidades podem ser maiores para as pessoas que fazem o curso técnico, tudo depende da area de atuação e localidade.
Os cursos técnicos (em nível médio) e tecnológicos (em nivel superior) têm o proposito de capacitar o jovem estudante proporcionando conhecimentos teóricos e praticos, das diversas atividades do setor produtivo contribuindo assim para a sua inserção no mundo do trabalho, que é, cada vez mais competitivo.
Porém, não devem limitar-se somente a isso, o jovem deve estar sempre buscando um grau maior de formação, e especialização na área optada. Mas analizando por outro lado, o Brasil necessita de mão-de-obra qualificada em nível técnico. Por exemplo, em nossa cidade instalou-se o Grupo Votorantim, que está dando oportunidade a vários jovens para a formação em cursos técnicos em eletromecânica e outros.
Assim os jovens que passam nas provas finais, além de se especializarem no curso técnico, acabam sendo empregados na Obra.
Abaixo seguem alguns depoimentos, de pessoas que cursaram o SENAI em nossa cidade, e hoje trabalham para o Grupo Votorantim.

Nome: Jeferson Luiz Leoni
Formação: Técnico em Eletromecânica
Instituto: Senai - Vidal Ramos/Rio do Sul

De que forma o curso técnico contribuiu para sua carreira profissional?
- O curso técnico fez com que eu me integrasse no mercado de trabalho em um tempo mais curto. Aprendi a lidar com diversas situações do dia-a-dia, tenho habilidades e comportamentos. Contribuiu também para o modo de como se trabalhar em equipe, capacidade de comunicação, etc. Hoje atuo na área voltada à Mecânica na parte de montagem industrial pela SIGMA - na construção da fábrica de cimentos Votorantim na cidade de Vidal Ramos.

Nome: Anderson Buss
Formação: Técnico em Eletromecânica
Instituto: Senai - Vidal Ramos/Rio do Sul

De que forma o curso técnico contribuiu para sua carreira profissional?
- Hoje em dia o que o mercado de trabalho busca é técnica, nos diferentes campos profissionais, em diversas áreas.
Ter me formado em um curso técnico, me beneficiou muito para estar no emprego que estou hoje, pois essa qualificação profissional teve uma influência muito grande em meu curriculum. Por isso posso dizer com toda a certeza que foi de máxima importância a participação e conclusão nessa área técnica.

Links interessantes:

→ Jornal Hoje - Cursos técnicos são boa opção para entrar no mercado de trabalho


→ Curso técnico encurta caminho para emprego


→ ETMSOBEM - A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TÉCNICOS

Mercado de Trabalho X Oportunidades de Emprego


Em um primeiro momento temos que nos dar conta de que o mercado de trabalho se modificou com o tempo. Se antes o profissional se destacava por ser pacato, seguidor, leal, paciênte, especialista e executor, isto hoje, já se tornou inválido.
- Aí você se pergunta: Como? O que é necessário para ser destaque no mercado de trabalho?
Bom, o que podemos deixar em evidência é que ter somente um diploma universitário já não é mais o suficiente. E pessoas com o perfil que citamos no ínicio, são considerados dinossauros pré-históricos.
O que ocorre, é que, o mercado de trabalho hoje, está muito mais rigoroso. Quanto maior sua formação acadêmica, maior o número de diplomas, ou horas de curso, maior as oportunidade de emprego!
- Onde queremos chegar?
É que, com as novas teconologias, novas profissões surgiram e outras foram aniquiladas. E a grande maioria passou por transformações. Devido à isso, as ocupações de uma forma, ou de outra, também requerem que a mão-de-obra seja mais qualificada.
As empresas criam perfis de funcionários padrão, que ocuparão determinado cargo, e além de uma boa formação devem ter no mínimo alguns quesitos indispensáveis: dinâmica, este é ponto-chave, criatividade, espírito de equipe, habilidade para lidar com pessoas, retórica (arte de falar bem).
- Outra questão que não quer calar: É FALTA DE EMPREGO/OPORTUNIDADES, OU, FALTA DE VONTADE DE TRABALHAR?
As oportunidades, podem não ser as melhores, mas como diz o ditado "Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando". O que implica com a sociedade, é o comodismo. As pessoas necessitam de um emprego, mas querem "o" emprego, "o" salário.Não é bem por aí que as coisas funcionam!
Se a necessidade é tão grande, porque não se submeter à limpar a casa de "fulano" por R$ 20,00 reais a tarde? Prefere faltar o leite à mesa, do que pegar no cabo da vassoura, suar a camisa, e ser digno do que faz!
Se todos se rendessem as oportunidades, não haveria tanto desemprego!
- Fácil? Nem tanto, mas se cada um fizesse a sua parte, ja que o mundo é individualista mesmo, o mundo de cada ser humano, gira apenas em torno do seu próprio umbigo, se cada pessoa dessas aceitasse, e encarasse a vida de frente, como se tudo fosse "apenas uma experiência", as oportunidades,concerteza, seriam maiores.